quinta-feira, 2 de agosto de 2012
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Poema de auto-ajuda
REMÉDIOS QUE NÃO SE ACHAM NAS PRATELEIRAS
segunda-feira, 18 de junho de 2012
PAUL McCARTNEY - FELIZ ANIVERSÁRIO - 70 ANOS
Em 1967 James Paul McCartney compôs "When I'm Sixty-Four" (Quando Eu Estiver Com Sessenta E Quatro (anos)) para o álbum "Sgt Pepper" já divulgado aqui neste blog na seção "Discoteca Básica do Barão".
Ele duvidava na letra se seus cabelos cairiam, se ainda ganharia presentes... mas hoje ele completa 70 anos, e continua até mais cabeludo do que na época dos Beatles e tendo como maior presente sua jovialidade e o talento que persiste, viajando pelo mundo afora levando mensagens de amor nas suas canções eternizadas, com o velho contrabaixo Hofner, sobrevivente das sessões quase intermináveis de gravações em Abbey Road e de tantas apresentações que fizera junto com John, George e Ringo.
É impossível falar de Paul sem falar dos Beatles e de John Lennon, com quem formou, além da amizade, uma das mais bem sucedidas parcerias musicais em todos os tempos. A dupla Lennon-McCartney se conhecera em Liverpool, cidade natal dos rapazes, no ano de 1957, quando John era o líder de um conjunto de colégio chamado "Quarrymen". Neste ano, aliás nem mesmo nos próximos 5 anos, os dois adolescentes ingleses sequer imaginaram que conquistariam o mundo com sua futura banda com o nome que todos nós conhecemos e que vive até hoje nos nossos corações e IPODs.
No ano seguinte, Paul apresentou a John seu colega de colégio do Liverpool Institute, um tal de George Harrison, guitarrista. Agregando Stuart Sutcliffe no baixo e Pete Best na bateria, o embrião dos Beatles estava formado. Hamburgo, na Alemanha, era a próxima parada, cidade que, com sua boemia, bares, prostitutas e empresários provincianos, catapultou a banda para o estrelato.
Paul sempre foi guitarrista. Canhoto, aprendeu a tocar o violão sem trocar a posição das cordas. Só que, em 1961 uma radical mudança no grupo aconteceu: McCartney virou o baixista oficial da banda, quanto Sutcliffe decidiu ser artista plástico. Assim, Paul acabou transformando-se num dos mais inovadores músicos especializados no baixo, embora dominasse também, e muito bem, o piano e outros instrumentos com teclados.
Desde o início, Paul e John formaram um pacto em relação às composições: mesmo que um deles escrevesse uma canção, esta seria assinada "Lennon-McCartney". Uma delas é exatamente o clássico "Yesterday", de Paul, a mais regravada por outros artistas em todos os tempos.
Quando faleceu o empresário Brian Epstein, grande responsável pelo sucesso dos Beatles, John colocou a banda meio que em segundo plano em sua vida, então Paul assumiu a liderança, no que gerou em conflitos pelo fato deles possuírem fortes personalidades e egos, até a definitiva e lamentada até hoje separação de corpos, em 1970.
Paul McCartney tornou-se o beatle de carreira solo mais bem sucedida, formando o grupo "Wings" com sua então esposa Linda, que durou até 1981, um ano depois da morte de John Lennon. A última vez que os amigos - que já não eram tão amigos assim nessa época - estiveram juntos foi quando eles assistiram em maio de 1976 ao programa de tv Saturday Night Live, em que Lorne Michaels fez uma proposta de 3.000 dólares para reunir Lennon, McCartney, Harrison e Starr em um show. Paul e John até consideraram a proposta mas, segundo John numa entrevista, eles estavam cansados demais para seguirem até o estúdio.
A morte de John foi um choque para Paul, bem como a de George Harrison, cujo último encontro foi bastante afetuoso, estando Harrison na cama de um hospital, pouco antes de falecer: "George era meu irmãozinho" disse o músico, com tristeza na voz. "E John era uma das dez pessoas que eu mais amava na vida" declarou, exibindo saudade em cada letra.
Mas a carreira de Paul continua, e parece que não estacionará nas 70 primaveras. Firme e forte como se estivesse ainda com os outros três inesquecíveis companheiros, matando um pouco da saudade dos fãs e também deliciando aqueles que jamais viram os Beatles em pessoa num palco.
Com mais de 50 anos em atividade no show business, Paul McCartney parece não pensar em se aposentar tão cedo.
HAPPY BIRTHDAY, MACCA!
CURIOSIDADES:
- Paul é o recordista de público no Maracanã num show de um artista solo. Conseguiu reunir na apresentação de abril de 1990 cerca de 184 mil pessoas. Foi a primeira vez que um beatle veio ao Brasil para tocar;
- Em 1966 os Beatles pararam de se apresentar ao vivo. Isso gerou em especulações sobre a morte de Paul, que sofrera um pequeno acidente de moto sem maiores consequências. "Pistas" eram encontradas em capas de discos e em músicas dos Beatles em forma de mensagens secretas ou subliminares, até que ele foi visto em férias em 1969, curtindo sua fazenda na Escócia. Depois, desconfiou-se que os Beatles tenham realmente levado esta brincadeira adiante propositadamente como mais uma forma de marketing.;
- John, Paul, George e Ringo foram agraciados em 1965 como Membros do Império Britânico. Porém, Paul é o único membro dos Beatles a ostentar o título de "Sir", honraria que lhe foi concedida pela Rainha em 1997. O título de Sir é mais distinto do que o de Membro do Império, por se tratar de um título nobiliárquico de mais alto valor, equivalente a "Cavaleiro do Império Britânico" (Knight of the British Empire). Apenas Paul McCartney recebeu a distinção, por isso é incorreto chamar os outros membros da banda de "Sir".
sábado, 16 de junho de 2012
Não jogue fora seu computador velho, reaproveite!
Aproveitando o momento ecológico da Conferência RIO+20, busquei soluções para você reaproveitar componentes de informática que você pretende jogar fora.
Algumas soluções são plausíveis, outras mais trabalhosas mas também possíveis, e algumas delas engraçadas.
Mas se você tiver ferramentas e máquinas de corte e de colagem, não custa tentar, não é? Quem sabe você consegue fazer um desses itens de "artesanato cibernético"?
Vamos lá:
sexta-feira, 15 de junho de 2012
CHARGES DA RIO + 20
quarta-feira, 13 de junho de 2012
CULTURA GRÁTIS
Duvido que pelo menos UM desses ebooks não interesse a você:
http://www.iaulas.com.br/site/arquivos_busca
Basta cadastrar seu e-mail e baixar gratuitamente.
Ajude a divulgar a cultura!
http://www.iaulas.com.br/site/arquivos_busca
Basta cadastrar seu e-mail e baixar gratuitamente.
Ajude a divulgar a cultura!
ANIVERSÁRIO DO GRANDE POETA FERNANDO PESSOA
Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, no dia 13 de Junho de 1888 e faleceu na mesma cidade, no dia 30 de Novembro de 1935, com apenas 47 anos de idade.
Deixo minha homenagem a um dos maiores poetas românticos de todos os tempos, pelo seu aniversário.
Abaixo uma poesia sobre seu assunto preferido:
"O Amor
O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p'ra ela,
Mas não lhe sabe falar.
Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente
Cala: parece esquecer
Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
Pr'a saber que a estão a amar!
Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!
Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar.."
terça-feira, 12 de junho de 2012
Dia dos Namorados
A história desse romântico dia, que também é o Dia de São Valentim, que foi Bispo e desobedecera as ordens do imperador Cláudio II (general e imperador romano), que proibira o casamento durante as guerras acreditando na bobagem de que os solteiros eram melhores soldados.
Além de continuar celebrando casamentos, São Valentim casou-se às escondidas. A prática foi descoberta e ele foi preso e condenado à morte. Em seu cárcere, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Nos Estados Unidos, o dia de hoje é chamado "Valentine's Day".
No Brasil, a data é comemorada hoje, por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro.
Corretíssimo, pois primeiro a gente namora e depois casa... e depois que casa, como é bom quando continuamos a namorar o próprio cônjuge!
Não me ligo muito nessas datas arranjadas, como Dia das Mães, das Crianças... continuo achando que é invenção do comércio pra faturar. Nem acho também que esteja tão errado assim, mas como hoje é Dia dos Namorados, e tanta gente curte, pra quê dar uma de diferente? Segue minha homenagem poética, com carinho a todos.
Reciclagem de objetos
Nem tudo que você quer jogar fora pode ser considerado como lixo. Existem várias alternativas que podemos usufruir, com criatividade, mesmo porque reciclagem é isso mesmo: reaproveitamento de materiais com o propósito de criar outros objetos.
Pelas fotos, vejamos alguns exemplos:
Trate a natureza com carinho. Um abraço!
quarta-feira, 6 de junho de 2012
sexta-feira, 27 de abril de 2012
JORNALISTA É AGREDIDA COVARDEMENTE POR VEREADOR
A jornalista Márcia Pache, da cidade de Pontes e Lacerda, município brasileiro do Estado de Mato Grosso, sofreu uma agressão covarde e insana ao tentar fazer seu trabalho com seriedade e profissionalismo, numa tentativa de entrevistar o então vereador Lourivaldo Rodrigues de Morais, vulgo "Kirrarinha", do partido DEMOCRATAS, acusado de corrupção.
Márcia Pache não é uma repórter de programas cômicos que entrevistam celebridades e políticos e fazem chacota com os mesmos nas perguntas e atitudes. Ela trabalha numa subsidiária do SBT na cidade de Pontes e Lacerda e o vídeo prova que em momento algum Márcia provocou ou ofendeu o covarde vereador.
Numa comunicação comigo, a jornalista disse que ainda sente a dor na alma. Pedi-lhe permissão para publicar o ocorrido no meu blog apesar de não querer expô-la ainda mais, e seus filhos indiretamente estão envolvidos e me preocupo com isso. Mas o objetivo não é que tenham pena ou piedade de Márcia, mas sim mostrar ao Brasil inteiro quem é que estamos colocando para nos representar nas assembléias.
O tapa na jornalista foi sentido não só por ela, mas por todo Brasil.
Com o maior cinismo que você possa imaginar, ao ser entrevistado numa ocasião posterior o covarde respondeu: “Tapa? Eu só coloquei a mão para tirá-la da frente”. Mas o vídeo está aqui como prova do cinismo dele.
Tenho absoluta certeza de que quem ver o vídeo considerará a atitude desse corrupto vereador repugnante, nojenta e o pior (para ele): sua carreira política está acabada!
Após ver o vídeo, fiquei pensando no absurdo em que as pessoas chegaram em termos de atitude. O que há por dentro da mente de uma pessoa que exerce um cargo de representação do povo e agride sem motivo algum um profissional da mídia que está exercendo seu trabalho? O respeito pediu aposentadoria? Os valores humanos deram adeus em definitivo? Não adianta simplesmente deixar a poeira baixar e redigir uma nota de desculpas à profissional pela agressão sem nexo - o que nem aconteceu. Um murro, uma cusparada, uma bofetada são como palavras agressivas que foram proferidas: saem, não voltam e não têm conserto!
Enfim.. essa mensagem é para prestar solidariedade à jornalista matogrossense, querendo somar às muitas pessoas que devem ter tomado essa mesma atitude que tomei.
Também sou jornalista, mas me mantenho solidário à Márcia, não só como profissional, mas como ser humano também.
Outras informações sobre o caso: http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/tag/marcia-pache/
Obs: optei por não colocar uma foto do covardão aqui para não sujar o meu blog, mas vocês poderão identificar o sujeito numa busca através do Google.
quinta-feira, 29 de março de 2012
MANIFESTAÇÃO AOS ATOS DA DITADURA EM FRENTE AO CLUBE MILITAR - RJ
Militares da reserva assistiram na tarde de hoje o debate "1964 - A Verdade" no prédio do Clube Militar, na Cinelândia, Avenida Rio Branco, no Centro do Rio. Manifestantes contrários à ação da ditadura na época se reuniram em frente ao prédio para protestar.
Cada ex-militar que saía ouvia os gritos de "assassino" e era vaiado pelos manifestantes, que, durante o protesto, entoavam gritos de ordem em repudia ao ato. Também carregavam faixas, bandeiras de partidos políticos de esquerda, cartazes relacionados e fotos de desaparecidos políticos e de vítimas da ditadura militar.
Ao fim do evento os ex-militares tentaram sair, mas o prédio foi cercado por manifestantes que impediram o trânsito pelas duas entradas do imóvel. São militantes do PCdoB, do PT, do PDT, PSOL e de outros movimentos organizados que protestam contra o evento, que marca o aniversário do golpe militar de 1964 e reúne militares contrários à Comissão da Verdade.
Mas antes do fim do evento, decidi ir embora e finalizar a matéria. Senti um cheiro estranho no ar, não exatamente de pimenta - cujo spray realmente foi acionado pela Polícia Militar para conter os mais afoitos -, mas de confusão. E das brabas.
Deu tempo de ver um dos manifestantes preso e algemado.
Em seguida, a Avenida Rio Branco foi fechada pelos manifestantes. Policiais lançaram spray de pimenta e bombas de efeito moral contra o grupo, que revidou com ovos. Houve pancadaria também, mas, prudentemente, me conservei longe do tumulto.
Não sou favorável a protestos assim, gostaria que tivesse sido mais pacífico. De qualquer forma não poderia ter deixado de registrar essa informação.
Este jornalista, dono do blog, presente à manifestação
Cartazes e fotos de vítimas
Tumulto em frente ao Clube Militar
Lembrando o ano em que começou a ditadura
Cerca de 100 pessoas presentes ao protesto na tarde de 5ª feira
O programa CQC da Band esteve presente na manifestação
Pessoas simulam uma forma de tortura imposta na época: o pau-de-arara
Assinar:
Postagens (Atom)