terça-feira, 7 de setembro de 2010

VISITAÇÃO AO CENTRO DE TREINAMENTO DO BOTAFOGO

O Botafogo Futebol e Regatas está de parabéns pela iniciativa de ter aberto à visitação do público no domingo, dia 5 de setembro, seu excelente Centro de Treinamento que fica no bairro homônimo, na sede de General Severiano.
Foi um lance "bola cheia" do Fogão. Fui meio que "disfarçado" de botafoguense. Imagina se aquela galera toda vestida de alvi-negro admitiria um rubro-negro no meio deles? Fiquei ali, de camisa branca pólo, bem na minha, me sentindo intimamente como um soldado americano espião no meio de nazistas. Mas, como jornalista e amante do futebol, não podia ter perdido a oportunidade de conhecer e compartilhar com vocês o que eu admirei, e aumentei ainda mais meu respeito pelo Glorioso. O Botafogo é um clube que sabe e faz questão de homenagear seus ídolos, tanto que logo na entrada vimos um poster redondo com a figura de Nílton Santos e um poema de Armando Nogueira a emoldurá-lo. Logo na escada de subida um poster gigantesco de Mané Garrincha fazendo de "joão" um zagueiro rubro-negro.
Começamos pelo vestiário onde cada um tem um espaço-armário sem porta, com sua própria fotografia em poster. Achei graça de ver alguns itens deixados pelos atletas, como luvas de musculação - que um rapaz quase levou cmo souvenir - e frascos de vitaminas. Depois passamos pela piscina, muito bem conservada, onde os atletas fazem exercícios mais leves.
A sala de musculação é batizada como "Centro de Treinamento João Saldanha", outra justa homenagem ao célebre jornalista botafoguense. Perfeita, com todos os aparelhos, moderníssima.
A sala do técnico Joel também é confortável e bem equipada com uma grande TV LCD e vários DVDs, fribogar, ar-condicionado e uma imagem da Santa Terezinha. Ao lado a excelente e confortável Sala de Imprensa Jornalista Armando Nogueira, onde o técnico e os jogadores costumam dar entrevistas coletivas, com o painel do logo dos patrocinadores e o escudo do clube fica de "papel de parede".
Depois, um lugar fantástico, onde já pisaram alguns dos maiores jogadores de todos os tempos: o gramado de General Severiano, um verdadeiro tapete, muito bem tratado. Teve visitante que admirou tanto o verde do gramado que disse ter "vontade de comê-lo!!!". Para mim, deu vontade de bater uma bolinha.
Em seguida, uma rápida visita à quadra de basquete, onde o simpático Coordenador de Esportes Olímpicos Miguel Ângelo da Luz nos recebeu.
O término da visita estava próximo quando entramos no luxuoso salão nobre do Botafogo e vimos várias camisas colocadas estilo "varal" de quase todas as épocas do Botafogo, em todos os formatos, e algumas fotos em tamanho natural dos ídolos Nílton Santos, Didi e Mané Garrincha.
A penúltima visita foi à abarrotada sala de troféus do Glorioso, onde o campeão brasileiro de 1995, Donizete, recebeu a galera e foi muito atencioso. Lamentei não ter outros ex-jogadores, como Mendonça, por exemplo, pois creio que seria o momento mais esperado da visita. Mesmo assim valeu.
Lembrando que Mendonça foi um excelente meia que atuou no Botafogo nas décadas de 70/80, que me fazia colocar as barbas de molho (embora eu ainda era muito jovem para ter barba) quando se preparava para bater uma falta contra o Mengão, pois nessa fase de jejum de títulos alvinegros ele era a verdadeira estrela solitária do clube.
Pra terminar fomos à loja com os produtos oficiais do Botafogo, onde a galera gastou uma graninha nos excelentes artigos e o quase esquecido ex-atacante Nilson Dias esperava para fotos e autógrafo no segundo piso da loja.
Enfim... o Botafogo é um exemplo para todos os demais clubes do Brasil, tanto pela iniciativa quanto por possuir um Centro de Treinamento de primeira linha, o que pode não ser exatamente essencial para ganhar títulos... mas que ajuda, ah, pode ter certeza que sim!
Até a próxima!