quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Chegará o dia em que poderemos lidar com as perdas sem tanta tristeza?


Nossa cultura lida com as perdas como tragédias. Isso em todas as gamas possíveis de perdas: do emprego, de um parente ou amigo querido, de uma relação, de oportunidades... isso nos desgasta profundamente de um modo psicológico.
E há aquelas fases em que as perdas vêm continuamente. Se você perde muitas coisas ou pessoas que amava num curto período de tempo, seu emocional fica terrivelmente abalado. Parece que o chão abre uma cratera sob seus pés.
Alguns deixam até de crer em Deus por ter tirado de seu convívio uma pessoa que foi maravilhosa nessa vida. Mas, parando para refletir, quando a morte acontece, a pessoa pode estar se livrando de uma dor física que não poderia suportar por falta de forças. Seria o maior consolo saber que Deus  precisou levá-la por esse motivo.
Se a perda é do emprego, você teme pela sua futura situação financeira. Certos ciclos terminam em termos profissionais numa determinada empresa, e a demissão pode ser um novo caminho ou um empurrão que você deve tomar para progredir. Quem sabe não será um estímulo para que você possa sair de uma certa conformidade que estaria trazendo malefícios em termos profissionais? Sair do comodismo e enfrentar novos desafios em outros locais de trabalho poderá proporcionar desenvolvimento na sua carreira.
Caso sua relação com alguém tenha fim, é praticamente impossível não sentir uma ponta de tristeza, mesmo que ultimamente não estivesse sendo prazerosa para ambos. E quem pode garantir que você seria a pessoa ideal para alguém, ou vice-versa? Pode até haver uma volta, e, nesse caso, um "pit-stop" na relação pode ser benéfico para amadurecimento.
Enfim, as perdas inevitáveis devem ser encaradas de uma forma mais positiva. Para isso, sua espiritualidade deve ser reforçada, o que será uma consequência para suas forças física e psicológica.

Lembre do Tempo de Deus. Saiba ouvir seus sinais, respeitar e não se angustiar com eventuais demoras, pois esse Tempo é perfeito! Então, acalma teu coração e deixe-O agir em prol de sua felicidade.
O Salmo 18 - O Dia da Libertação Que Vem do Senhor", diz "O caminho de Deus é perfeito."
Então confie nesse Caminho, confie nesse Tempo, e Ele te livrará de toda angústia das perdas.
Então eu respondo à minha própria pergunta-título: SIM!