domingo, 13 de junho de 2010

A ARGENTINA ESTRÉIA!

Como muitos sul-americanos, nesse sábado eu esperava ver um grande jogo da Argentina. Como o badalado Lionel Messi jogaria uma Copa do Mundo? Ele jogou bem, mas como todo ser humano sentiu o peso da estréia e não mostrou todo repertório fabuloso de jogadas que habitualmente realiza quando veste a camisa do Barcelona, apesar de Maradona ter lhe dado liberdade incondicional em campo.

Ao contrário da maioria dos meus compatriotas, sou fã dos argentinos pela sua garra, sede de vencer, jogo altamente técnico, mas duro e catimbado que acaba se tornando violento devido às circunstâncias de uma partida, principalmente contra nós. Los hermanos vendem caro a derrota, e acho isso admirável. Só que hoje em dia eles mudaram em campo, mesmo com Diego Maradona no comando técnico, pois tenho quase a certeza de que, quando "El Pibe" estava dentro das quatro linhas era ele quem instigava os companheiros a bater no adversário. Hoje eles é que sofrem, e quando batem é em revide.

Mas a Nigéria evoluiu no futebol, assim como todo país africano e também asiático. Possui atletas fortes, rápidos e que também têm uma característica parecida com a dos argentinos: vendem caro uma derrota.

A Argentina mostra fragilidade no esquema defensivo. Sentem a falta de um Passarela (dentro de campo). Me deu a impressão de que eles não têm lateral-direito!!!

Nossos hermanos venceram, mas não convenceram, embora estejam no páreo, e assim como Brasil, Itália e Alemanha, a Argentina sempre será um dos favoritos para vencer o Mundial. Mas se Don Diego não ajustar a sua defensiva, precisará de "la mano" do verdadeiro Deus se quiser vencer a Copa de 2010.

COPA 2010 - A PRIMEIRA RODADA

Os primeiros jogos da Copa 2010 eram esperados por mim com uma certa ansiedade... só que me esqueci que hoje em dia os primeiros jogos de um Mundial são como se fossem "aquecimento" para a competição. Se uma seleção perde, ou empata, tem chances de se recuperar nos dois próximos confrontos. Sim, pois qualquer seleção do Mundial disputa no mínimo três jogos. É o bastante para um empresário observar aquele único talento daquela seleção africana (ou asiática), e transformar o atleta numa mina de ouro.
No geral, só a Alemanha aproveitou a fragilidade dos australianos para ganhar, e bem, e anotar um bom saldo de gols. A Argentina ganhou da Nigéria com um magro 1 a 0, mas da Argentina ainda falarei depois. Os ditos "inventores do futebol", os ingleses, anteciparam o Dia de Ação de Graças dos Norteamericanos, oferecendo-lhes um chester de primeira, com direito a todos os temperos. E o jogo da França contra o Uruguai na sexta-feira chegou a me dar sono, acreditem. Eu que esperava um grande duelo, cheguei a sonhar que estavam em campo Zidane de um lado e Obdulio Varela de outro... só em sonho mesmo.
Aguardem, pois a primeira rodada ainda não terminou. Estão faltando mais dois países, que juntos detém 9 títulos mundiais: nossos queridos e fregueses de todas as Copas, os italianos e.... quem é que vai estrear na terça-feira mesmo???

Grande abraço!