quarta-feira, 23 de março de 2011

PLEASE PLEASE ME - THE BEATLES



Comemoramos hoje o aniversário de 48 anos de lançamento de "Please Please Me", o álbum de estréia de uma das bandas mais bem sucedidas da história do rock: The Beatles.
Oito das catorze canções foram compostas pela dupla Lennon-McCartney, todas falando de um amor adolescente, puro, ainda sem sexo, algumas delas provavelmente compostas nos tempos de colégio de John e Paul. Apesar de serem "Silly Love Songs" (Canções Bobas de Amor) como foi o título de uma das músicas de Paul McCartney já em meados dos anos 70 e em outro conjunto - quem sabe Paul não fez essa música homenageando essa fase dos Beatles? - a banda de Liverpool já dizia a que veio ao mundo. Era um ritmo de autêntico rock 'n' roll com pedigree inglês!
Naquela época a produção e gravação de um álbum não tinha todos os aparatos tecnológicos que temos atualmente, e, apesar de parecer inconcebível, os rapazes trabalharam rapidamente, e numa sessão de 12 horas "Please Please Me" estava pronto. E de uma forma genial! Afinal de contas, eram os Beatles...
Na verdade, os rapazes já tinham gravado um compacto (single) "Love Me Do"/"P.S. I Love You" em 11 de setembro de 1962 e "Please Please Me"/"Ask Me Why" gravado em 26 de novembro do mesmo ano, e essas 4 canções foram acrescentadas, faltando então 10 músicas para completar um LP (antigo disco de vinil "long-play").
O disco abre estrondosamente com "I Saw Her Standing There", de autoria da dupla, um rock de fazer um aleijado levantar e dançar, como era no "Cavern Club", reduto dos rapazes. Passamos por "Misery"; a cover de "Anna", uma balada bem ao estilo de Paul; "Chains", com George Harrison no vocal; "Boys", outro rock dançante, dessa vez com o baterista Ringo Star cantando; a bela balada "Ask Me Why" cantada por John Lennon; a música-título Please Please Me, o primeiro sucesso dos Beatles; "Love Me Do", lançada em compacto junto com a canção anterior; "P.S: I Love You", com Paul tentando imitar Elvis Presley no vocal; "Baby It's You" do famoso compositor Burt Bacharach; "Do You Want To Know a Secret" dando uma segunda chance a George Harrison de cantar; a linda canção "A Taste Of Honey", com todo o gosto de mel na voz de McCartney; "There's a Place" - a primeira música da sessão a ser gravada - e por fim uma cover de "Twist And Shout", um rock imprescindível em todos seus shows.
Os Beatles chegaram a gravar "Hold Me Tight", mas esta só foi aproveitada no disco seguinte, "With The Beatles".
A escolha do repertório de "Please..." foi feita baseada nas músicas que executavam nos shows pré-gravações em Abbey Road, provavelmente para se ganhar tempo, já que estavam acostumados a tocá-las nestas apresentações.
"Twist And Shout" era a última música a ser gravada, e gripado e já cansado com os intermináveis "takes" de gravação e com sérios estragos na voz, John Lennon, antes de executar a canção, gargarejou leite morno, engoliu algumas pastilhas para a garganta e "atacou" a música no seu melhor estilo gritante, resultando num fabuloso final.
Seu primeiro disco, a primeira obra, e como Ringo disse exageradamente, "naquela época você vendia sua alma para isso". Mas nem precisaram chegar a tanto. Dias depois já estava em primeiro lugar das paradas inglesas.
Vale ressaltar que, pouco antes dos Beatles entrarem em estúdio para seu álbum de estreia, o baterista original Pete Best fora substituído por Ringo Star, que viera do conjunto "Rory Storm and The Hurricanes".

Para ouvir o disco, acesse no You Tube:

http://www.youtube.com/watch?v=dM15OeoTCN0&list=PLrAk7Hof8hp7ksavm3OrtB0UvRVOLHvw0


"Please Please Me With Love Me Do and 12 other songs" não foi o melhor e nem o mais vendido disco dos Beatles... mas foi aquele que deu o primeiro e mais importante passo em suas carreiras para iniciar o processo de conquistarem o mundo inteiro, com seu carisma e talento inegáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário