sexta-feira, 23 de março de 2012

CHICO ANYSIO - O HUMOR ESTÁ DE LUTO


Este blog presta sua homenagem ao melhor e mais completo humorista brasileiro de todos os tempos.
Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, cearense de Maranguape, faleceu hoje, no Rio de Janeiro, de falência múlltipla de órgãos.
Muito já se falou sobre a carreira de Chico Anysio. Foi locutor, comentarista esportivo, apresentador, compositor, ator de cinema, tv e de rádio, enfim, criador de mais de 150 personagens, criou vários programas na Rede Globo e trabalhou até o fim de sua criativa vida.
Seu personagem mais famoso foi o Professor Raimundo, personagem principal do programa Escolinha do Professor Raimundo, do qual faziam parte, além de Chico, diversos humoristas consagrados.
Até tema de escola de samba ele foi. A Unidos do Anil, do Rio de Janeiro, criou o enredo "CHICO TOTAL! SOU ANIL E FAÇO CARNAVAL".
Suba em paz, mestre do humor.

Nunca Houve Um Homem Como Heleno 2ª Edição do livro

Alguns craques do passado tendem a cair no ostracismo, mas Heleno de Freitas (1920-1959) é uma exceção, pois como o próprio título do livro sugere, "Nunca Houve Um Homem Como Heleno".
A obra, de autoria de Marcos Eduardo Neves, teve a primeira edição lançada em 2006, mas está sendo relançada agora, e narra a trajetória de um ídolo dramático e elegante, o primeiro "bad boy" do futebol, não só brasileiro, como mundial. Mas também é possível sentir o cheiro da maresia copacabanense e do perfume das moças da época, ouvir o barulho dos cassinos da Urca e da Avenida Atlântica e também do Repórter Esso na Rádio Nacional pela narrativa descomplicada e cativante do autor, e até mesmo os berros de um Heleno desesperado em busca da perfeição, enlouquecendo até a alma por não ter sua categoria de jogador correspondida à altura pelos demais companheiros do Botafogo, clube de seu coração e que defendeu na maior parte de sua carreira.
Heleno de Freitas, mineiro por nascimento e carioca por encantamento, foi um craque de futebol dos tempos em que a televisão começaria a engatinhar no Brasil, tendo praticamente apenas um rápido registro em vídeo, de um gol seu de cabeça. Nos anos 40 fazia a diferença dentre os demais colegas da profissão: elegantíssimo, culto, de família rica, formado em Direito, dentro de campo arrasava os adversários com futebol de alto nível. Fora dele, arrasava os corações das mulheres com seu charme e beleza
física. Infelizmente, a vida desregrada cobrou-lhe a conta aos 39 anos, morrendo num sanatório em Barbacena, MG. Numa vida com tantos arrasos, seus nervos também já estavam minados devido a uma sífilis que afetou-lhe o cérebro.
Mas como toda personagem interessante, esta torna-se imortal, mas sempre é necessário haver um resgate e este se fez no honesto mas hercúleo trabalho de pesquisa feitos pelo autor, cuja dedicação ao projeto nos faz pensar que conseguira entrar na conturbada mente do craque.

Mas o resgate não finda no livro. Baseado na obra literária, foi produzido o filme "Heleno - o Príncipe Maldido", de José Henrique Fonseca, com Rodrigo Santoro no papel principal.
Livro e filme. Ambos os dois imperdíveis.


FICHA DO LIVRO:
Título: Nunca Houve Um Homem Como Heleno
Editora Zahar
360 páginas
Autor: Marcos Eduardo Neves
Preço: R$ 33,00 na Livraria da Travessa








Na foto: Marcos Eduardo Neves, à esquerda, autor do livro e à direita o autor deste blog.