quinta-feira, 1 de março de 2012

David Jones dos Monkees falece aos 66 anos


Davy Jones, ator e cantor do grupo The Monkees (lembra deles?) faleceu ontem aos 66 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ele era o tampinha do seriado, que estrelou em 1965 na rede americana NBC. Jones também era o único não-americano do grupo, pois nascera em Manchester, Inglaterra. Era o preferido das meninas, pela sua aparência de "bonitinho" do grupo.

O seriado surgiu da inspiração dos produtores com a Beatlemania. Foi colocado um anúncio na época pedindo "quatro loucos entre 17 e 21 anos", assim apareceram 437 candidatos. Dentre estes, além de Davy, foram classificados:



- Michael Nesmith, texano, nascido em 1942, guitarrista, vocalista, compositor de estilo country/folk music. Sua marca era o uso de um gorro e fazia o papel do líder;









- Peter Tork, também músico, nascido em Washington no ano de 1942, conhecido como "o homem dos mil instrumentos". Filho de imigrantes noruegueses, Pete fazia o papel do "bobalhão" do grupo. Aliás, do mais bobalhão, pois todos eles eram bobinhos.









- Micky Dolenz, californiano, nascido em 1945, era o maluquinho dos Monkees. Fazia alguns vocais principais e tocava a bateria.












Os três integrantes acima sabiam tocar instrumentos, David Jones não, então ele fora "condenado" à percussão e backing vocais. Depois foi que ele passou a fazer vocalizações principais como em "Daydream Believer". Mas os quatro rapazes tinham experiência como atores.

A série tem como sinopse um quarteto de amigos que moram juntos, formam uma banda de rock e procuram uma oportunidade para tocar e assim, ter dinheiro para pagar o aluguel.

"Last Train To Clarksville" foi um dos grandes hits, seguido depois por "I'm A Believer" e "Papa Gene's Blues". Fizeram um sucesso enorme no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Cinquenta e oito programas de meia hora foram
produzidos ao longo de um período de 18 meses, e o espetáculo ganhou dois prêmios Emmy em 1967. Na verdade era um seriado muito divertido e com uma ótima trilha sonora, já que a essência era a música.

Durante as temporadas, os Monkees ainda faziam turnés, e curiosamente uma delas teve como show de abertura, nada mais nada menos do que Jimi Hendrix! Começa daí o movimento intitulado na época de "Monkeemania", parodiando mais uma vez o quarteto de Liverpool, com sua "Beatlemania".
Em 1968, o Monkees estrelaram seu primeiro e único longametragem, "Head" . Apesar da colaboração de Jack Nicholson, o filme não obteve o sucesso esperado.

No final de 68, o Monkees gravaram um especial de televisão da NBC chamado "33 1/3 Revolutions Per Monkee". Foi o último projeto original de Peter Tork com a banda. Insatisfeito com o rumo que as gravações do grupo havia tomado, ele deixou a banda em dezembro de 68.
O seriado durou os anos de 1966, 1967 e 1968.


David Jones era casado com Jessica, e teve quatro filhas de casamentos anteriores. Passou seus últimos dias num rancho, onde criava cavalos.