quinta-feira, 24 de março de 2011

BUDDY HOLLY E HERBERT VIANNA

O que Buddy Holly e Herbert Vianna têm em comum, além da semelhança física, caras de nerds com óculos, terem sido roqueiros e guitarristas-líderes de bandas de rock formadas por um trio? Buddy Holly viveu apenas 22 anos e Herbert continua vivo. Ambos sofreram acidentes aéreos no mês de fevereiro. Herbert sofreu o seu quando pilotava um ultraleve em Mangaratiba-RJ no dia 4 de fevereiro, que tornou-o paraplégico, mas a outra passageira, sua esposa Lucy, falecera. Buddy sofreu o dele no dia 3 de fevereiro, mas para ele o acidente de avião fora fatal, matando também outro roqueiro famoso na época, que viajava junto com Buddy: Ritchie Vallens, autor do sucesso "La Bamba". O fato inspirou o cantor Don McLean a criar uma música em 1971, chamada "American Pie", e imortalizou o dia 3 de fevereiro como "o dia em que a música morreu". Muitos que hoje em dia curtem rock não sabem da importância do texano Charles Hardin Holley no cenário musical. Criado numa família de músicos, o jovem Charles sofisticou o rock dos anos 50 com suas ótimas letras de amor adolescente, apresentando-se sempre bem vestido com ternos e os inseparáveis óculos, e os excelentes arranjos de suas canções, como "Not Fade Away" - regravada magistralmente pelos Stones no seu primeiro disco (com um arranjo de gaita genial de Brian Jones) e apresentada até hoje nos seus concertos - e "That'll Be The Day" - primeira música que John Lennon aprendeu a tocar no violão. Os dois maiores grupos de rock da história rendiam-se ao incontestável talento de Buddy Holly. No disco "Beatles For Sale" de 1964, também há uma versão para a música "Words Of Love". Até o grupo grunge Nirvana parodiou Buddy Holly and The Crickets produzindo um clipe para a música "In Bloom" em 1992, com o guitarrista-vocalista Curt Kobain usando os mesmos óculos de armação preta e grossa de Buddy.


O grupo Weezer também homenageou o roqueiro texano com sua canção homônima "Buddy Holly", cujo clipe até apareceu numa versão do Sistema Operacional Windows 95. Só faltou o vocalista Rivers Cuomo usar os óculos característicos de Buddy Holly.


Curiosidade: na turnê inglesa de seu grupo "Buddy Holly and the Crickets", os então adolescentes Paul McCartney e Mick Jagger estiveram na platéia de seus shows.


Tantos jovens artistas que morrem prematuramente, praticamente no auge de suas carreiras, terminam virando verdadeiros mitos, como ocorreu com Buddy Holly, James Dean, Rodolfo Valentino e outros. O paraibano Herbert Vianna pode não ter virado um mito, mas sua importância, e a de seu conjunto "Os Paralamas do Sucesso" no Rock brasileiro, é inegável. Dois caras legais por trás daquelas lentes...

Um comentário:

  1. Muito boa a chamada feita para esses dois gênios da música norte-americana e brasileira.

    ResponderExcluir