sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O TÚNEL DO TEMPO - SÉRIE DE TV DOS ANOS 70


Quem era adolescente nos anos 70/80 deve se lembrar de "O Túnel do Tempo", um dos melhores seriados americanos que a Tv brasileira apresentava, nos tempos em que a programação era bem mais inteligente e divertida e bem menos apelativa do que a atual. Mas os adolescentes atuais e os adultos saudosistas de hoje também poderiam se deliciar com a série, que foi reprisada em alguns canais da tv a cabo de estilo "retrô".

"The Time Tunnel" foi idealizado pelo criativo Irwin Allen, o mesmo que produziu "Viagem ao Fundo do Mar", "Perdidos no Espaço" e "Terra de Gigantes" entre outros, que fizeram imenso sucesso no mundo inteiro e aqui no Brasil com a garotada dos anos 70. Foi produzida no final da década de 60, nas temporadas de 1967 e 1968.
O seriado baseava-se nas aventuras dos dois cientistas Douglas Phillips e Antony Newman (
respectivamente Robert Colbert e James Darren) nas suas viagens através do tempo, principalmente pelo passado, conhecendo personagens da História Mundial como Mussolini, Napoleão Bonaparte, Helena de Tróia, Abraham Lincoln e até mesmo O Fantasma de Nero, Billy The Kid e Robin Hood. Navegaram pelo Titanic, embarcaram num foguete à Lua e quase morreram juntos com a Ilha de Krakatoa no maior desastre vulcânico de todos os tempos. Lembrando disso, o seriado até ensinava aos telespectadores cultura histórica devido às situações de risco e personagens com quem se confrontavam.


Mas os dois sempre saíam ilesos das dificuldades, graças às suas inteligências acima do normal e de suas habilidades em vários estilos de lutas marciais, nos quais eram peritos.

A equipe do Túnel do Tempo, que se localizava num laboratório no subsolo do deserto do Arizona, EUA, monitorava os rapazes na ânsia de trazê-los de volta, mas sempre falhavam, embora na maioria das vezes conseguiam transferi-los para outra época salvando-os de uma situação perigosa. A desculpa das falhas era sempre que "o túnel ainda não tinha sido aperfeiçoado..." sim, pois Tony fora o primeiro a se mandar antes mesmo dos testes definitivos, e se arriscar, para evitar o ameaçado corte de verba do governo, mostrando a um senador americano a importância do projeto. Doug foi atrás para tentar resgatá-lo pois Tony embarcara literalmente na maior canoa furada: o Titanic!! A solidariedade sempre foi uma das virtudes dos dois cientistas, pois por onde quer que passassem e vissem alguém ou um grupo em dificuldades, sempre tentavam ajudar e se ajudavam mutuamente, apesar das diferentes personalidades: Tony Newman era um jovem, impetuoso e emotivo, enquanto Doug Philips era mais maduro e extremamente racional e sagaz.
Um dos membros da equipe era a belíssima Lee Meriwether (Dra. Ann MacGregor) ex-miss EUA e que fez o papel da Mulher-Gato no filme-piloto de outro seriado dos anos 60 muito cultuado até os dias de hoje: Batman. Os únicos elos entre a equipe e os dois cientistas-aventureiros eram através de imagens pelo telão do túnel, algumas raras comunicações de voz e um ou outro equipamento ou arma que eram enviados para auxiliar os heróis. De vez em quando a equipe consultava o computador histórico em busca de informações que ajudassem a monitorar e de alguma forma tentar transferir ou localizar os rapazes. Se naquela época existisse o Google.... como as coisas teriam sido mais fáceis para a equipe do Túnel!

Há controvérsias sobre o fim do seriado, produção dispendiosa ou insatisfação dos envolvidos no projeto. Foram produzidos apenas 30 episódios, e infelizmente não houve um que marcasse o final triunfal da série com o retorno dos dois cientistas.

Nessa época os americanos pareciam ávidos em querer mostrar ao mundo, mesmo em filmes e séries de ficção, o seu domínio pelas pesquisas científicas e a conquista do espaço, tendo em vista que produziam seriados, não só como o Túnel do Tempo, no qual num dos episódios Tony e Doug se viam numa expedição num foguete à Marte, mas também "Perdidos no Espaço" e o lendário filme "2001: Uma Odisséia no Espaço" de Stanley Kubrick, de 1968.
Isso veio a se concretizar na vida real através da Missão Apollo 11, a quinta tripulada do Programa Apollo e primeira a pousar na Lua, em 20 de Julho de 1969, tripulada pelos astronautas americanos Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins.

Mas, em algum lugar do tempo e da Tv, Doug e Tony devem estar em mais uma aventura fantástica para aprendermos com a dupla um pouco de história....


Enquando os doutores Tony Newman e Doug Philips não voltam ao nosso tempo, baixe nesse link todos os episódios da série:

http://www.degratisdownload.net/2009/08/tunel-do-tempo-serie-download-1966-1967.html


CURIOSIDADES SOBRE A SÉRIE:

1) Uma das perguntas mais feitas pela dupla era "Onde estamos?" sempre no início de cada episódio. Como Tony e Doug eram cientistas com alto nível de cultura e sagacidade, logo descobriam.

2) Raras vezes os rapazes mencionavam a volta pra casa. Num episódio onde descobriam um projeto de um túnel do tempo soviético em 1956, veem uma barra luminosa vinda do túnel deles, e Doug menciona o fato de voltar.

3) No episódio "O Dia em que o Céu Desabou", Tony Newman se encontra com ele mesmo (criança) e com o próprio pai que era militar na época da Segunda Guerra Mundial. O episódio enfoca o ataque japonês a Pearl Harbor no ano de 1941.

4) Em "O Fim do Mundo" quando os rapazes são transferidos no final, o Túnel falha novamente e são separados. Tony vai parar no deserto do Arizona, logo acima do laboratório do Túnel do Tempo... em 1958, 10 anos antes do projeto! Abordado por seguranças, que acham que Tony está louco, Doug, que já trabalhava no projeto, aproxima-se de carro, mas como eles ainda não se conhecem ignora a presença de Tony e manda que a segurança o leve à cidade. Desesperado, Tony implora a Doug que o ajude.

5) Tony consegue voltar para casa quando é transferido da Ilha de Krakatoa. Mas só por pouquíssimos segundos. Prestes a ser jogado na lava, é transferido no exato momento e se salva. Chega e vê todos os membros da equipe do Túnel do Tempo congelados no tempo. Mas é o suficiente para escrever um bilhete ao Dr.Raymond Swain (John Zaremba) e levar informações dos arredores de Krakatoa e transfere-se para o mesmo lugar e tempo, a fim de salvar Doug.

6) A única vez em que encontram de verdade em tempo e lugar com alguém da equipe é no episódio "Os Raptores", vivenciado no ano de 8433 no futuro. É a Dra. Ann, que ao se despedir de volta para o Túnel, dá um beijo em cada um dos rapazes.

7) Falando em beijo, apesar de conhecerem algumas mulheres em suas incursões no tempo, Tony e Doug quase nunca tiveram a oportunidade de se envolverem emocionalmente com alguma delas. O que havia era um beijo eventual, e geralmente o contemplado era Tony. Mas, no episódio "Marco Polo", Tony e a Princesa Sarite se apaixonam, e ele pensa em permanecer na época sem voltar ao Túnel para ficar com a princesa e chega a se desentender com Doug, pois este acha isso um absurdo e tenta convencê-lo do contrário. Depois, como se espera de dois bons amigos, Tony acaba caindo na real e se desculpa com Doug.


PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR, OU SEM RESPOSTAS PLAUSÍVEIS:

1) Tony e Doug nunca sentiam fome ou sono?


2) Os dois cientistas-aventureiros nunca tinham a oportunidade de tomar banho ou trocar de roupa?

3) Se mais de uma vez a equipe do Túnel conseguiu transferir um guarda da segurança e logo depois trazê-lo, bem como um índio (no episódio "Massacre") e outros, por que não faziam o mesmo com Tony e Doug?

4) Os principais membros da equipe do Túnel do Tempo, General Kirk, Dr.Raymond e Dra. Ann nunca descansavam? Será que eles ficavam 24 horas por dia monitorando as viagens de Tony e Doug?

32 comentários:

  1. Entendo que o seriado pecou em seu último capítulo, o de nº 30, quando ao final não mostra conseguir o túnel os trazer de volta para casa, em sua devida época!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Já que terminaria o fantástico seriado, fecharia com chave de ouro!

    ResponderExcluir
  3. Alguem sabe qual foi o episódio final?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Episódio 30. Ele termina com os viajantes no limbo. Todos os vídeos que assisti terminam assim

      Excluir
    2. Episódio 30. No fim dele, eles voltam ao Titanic e tudo começa de novo.

      Excluir
  4. O episódio final, o trigésimo foi "Town Of Terror (A Cidade do Terror)" de 7 de abril de 1967. Doug e Tony estão no futuro, em 1978, e enfrentam alienígenas que pretendem dominar o planeta Terra, começando numa pequena cidade do interior dos EUA.

    ResponderExcluir
  5. como qualquer seriado da epoca e de Irwun Allen ,este também não possuiu final,que era comum e até hoje é,pois alguém sabe final de Heroes,House,etc.

    ResponderExcluir
  6. Foi o melhor seriado que assistí,nunca mais haverá túneis como aquele,nem tempos memoráveis como aqeles e tão pouco viagens tão excitantes.

    ResponderExcluir
  7. pq os principais personagens (os homens) nunca ficam cabeludos ou barbudos, assim como em Terra de Gigantes?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pq eles faziam a barba kkkkkkk

      Excluir
    2. Faziam a barba, mas não tomavam banho, nem trocavam as roupas, ahahahahahah!

      Excluir
  8. A Lee Meriwether era uma deusa, linda demais... ah se eu pudesse casar com uma mulher como ela...

    ResponderExcluir
  9. alguém sabe como baixar todos os capítulos do túnel do tempo

    ResponderExcluir
  10. Eu sei porque nunca tem final no Túnel do Tempo, hora eles continuaram viajando pelo tempo e o tempo nunca tem fim ^^

    ResponderExcluir
  11. Esse seriado era o meu preferido, sempre tínhamos uma lição de história, além das aventuras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivani! Realmente, além de nos divertir, o seriado enriquecia nossa cultura. É uma pena que não existe mais seriados nesse estilo.
      Um abraço!

      Excluir
  12. Este seriado era incrível. Mato minhas saudades com reprises semanais na Rede Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Queria saber que dia foi o último, que dia e mês , ano....não mim lembro mais

    ResponderExcluir
  14. E se no ultimo episodio eles estao em 1978, perto da sua epoca, deveriam ficar por la mesmo, nao acham?

    ResponderExcluir
  15. O CRIADOR DA SÉRIE É UMA PESSOA MUITO INTELIGENTE EM NÃO CRIAR O ÚLTIMO CAPÍTULO.
    ELE PREFERIU DEIXAR TUDO NO NOSSO IMAGINÁRIO. É OBVIO QUE ELES NUNCA VOLTARIAM. PODEM OBSERVAR EM TODOS AO EPISÓDIOS O TÚNEL SÓ CONSEGUIA TRAZER UMA PESSOA SÓ NUNCA DUAS.

    ResponderExcluir
  16. ALERTA DE SPOILER:
    Foi uma série incrível mesmo, nesse ano completa seus 50 anos, era uma verdadeira aula de historia. após assitir o ultimo episodeo dublado, o final foi cortado. dai resolvi ir atras da versão americana e pra surpresa no final eles voltam pra o Titanic e tudo acontece denovo inclusive no laboratório, como se ouvese um lapso de tempo, onde tudo iria acontecer da mesma forma outras vezes e infinitamente (e isso torna tudo ainda mais assustador).

    ResponderExcluir
  17. Pessoal, agora poderemos ver os episódios no Youtube. Acessando o primeiro, veremos os demais: http://www.youtube.com/watch?v=3B0Quxqte70

    ResponderExcluir
  18. Acredito que começaram a abordar UFOLOGIA e foram convidados a parar com as filmagens...Não duvido nem um pouco dessa hipótese que já seria comum na época. Calar a boca de que sem atrevesse a contar algo que soubesse sobre o assunto ou que fomentasse a idéia...Porque seria ridículo não encerrar trazendo-os de volta com chave de ouro...

    ResponderExcluir
  19. Acredito que começaram a abordar UFOLOGIA e foram convidados a parar com as filmagens...Não duvido nem um pouco dessa hipótese que já seria comum na época. Calar a boca de que sem atrevesse a contar algo que soubesse sobre o assunto ou que fomentasse a idéia...Porque seria ridículo não encerrar trazendo-os de volta com chave de ouro...

    ResponderExcluir
  20. Esperava anciosa,para assistir a um novo episódio,pena ter tido um final sem noção.

    ResponderExcluir
  21. Esperava anciosa,para assistir a um novo episódio,pena ter tido um final sem noção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, Teresina. Pela qualidade do seriado, merecia um final mais coerente!

      Excluir
  22. MAS QUE GRANDE BESTEIROL ESSE TAL SERIADINHO ENLATADO, AMERICANO RIDICULO, PASSANDO TEMPO NO TUNEL. ONDE SE VIU UMA BESTEIRA RIDICULA COMO ESSA, ONDE DOIS BOCABERTAS, COMO ESSES CIENTISTAS IDIOTAS, TONY E DOUG, VOLTANDO TEMPO INTEIRO PARA O PASSADO, E LA DE VEZ EM QUANDO PARA O FUTURO.

    ResponderExcluir
  23. Eu assistia esse seriado quando criança e agora, domingo, 25/08/2016, eu estava assistindo pela Rede Brasil e me veio uma pergunta: Eles nunca voltaram? Procurei no Google e cheguei até aqui. Li todos os comentários e nada... Alguém sabe se teve algum episódio em que eles voltam?

    ResponderExcluir