terça-feira, 20 de setembro de 2011

Movimento Popular Contra a Corrupção - 20 de setembro de 2011


O Movimento Popular Contra a Corrupção finalmente rolou, gente! Acredito que muito político lá em Brasília, apesar de ter ouvido da maioria dos colegas centenas de "isso não vai dar em nada" devem ter botado suas barbas de molho. Essa frase também deve ter saído da boca suja de alguns com um certo receio na voz ou no pensamento. Nós, que nos indignamos com a corrupção no nosso querido Brasil, vamos provar para eles que isso é só o começo. Uma caminhada de quilômetros começa com um passo, e acho que hoje demos esse passo com firmeza, e, para os supersticiosos, com o pé direito!
E os corruptos que se cuidem, pois pela repercussão creio que outras cidades sediarão manifestações como essa, e presumo que não seja a única no Rio de Janeiro. Tinha gente do Mato Grosso, Minas Gerais e Teresópolis, entre outras.
Como é peculiar de nossa cultura, alguns se manifestaram contra a corrupção usando fantasias, buzinas, vuvuzelas (as barulhentas de nome feio voltaram) entoando canções de acordo com o contexto do movimento, fazendo um tipo de carnaval fora de época. O símbolo do evento foi uma vassoura com as cores verde e amarela que foi distribuída, levando a entender que a corrupção deve ser varrida do nosso país. Mas esse é o Brasil, um país de povo festeiro, povo que tem fé, que acredita na rapaziada, como dizia Gonzaguinha, numa das músicas executadas pelo carro de som presente, fazendo parte da trilha sonora do Movimento "Todos contra a corrupção". Levamos a coisa a sério na nossa versão.
No início das atividades, um abaixo-assinado em prol do Projeto PLS 204/11 que transforma em crimes hediondos os delitos de corrupção, foi passado para os manifestantes, e eu tive a honra de ser o 12º a assiná-lo.
Alguns discursos foram feitos pelos organizadores, uns eloquentes, outros mais breves e mornos. Mas valeu!
Apesar da Polícia Militar e do Batalhão de Choque estarem presentes, como nossa proposta era pacífica, não houve incidentes.
Talvez poucos lembraram que o Movimento aconteceu exatamente no mês em que o Brasil comemora sua independência. Quem sabe não entraremos para a História também? Dessa vez, libertando o Brasil não de outro país, mas da corrupção.
Calculo que pouco mais de 2 mil manifestantes estiveram presentes, entre eles idosos que ainda acreditam que verão o Brasil mudado. Mas os jovens estudantes também estiveram lá. Que ótimo! Tenho esperança de que eles trabalhem, vivam e estudam num Brasil diferente do atual, mesmo que seja num futuro a longo prazo.... mas que não seja tão longo assim!
Até o próximo passo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário