quarta-feira, 12 de outubro de 2011

BRASIL 2 X 1 MÉXICO

Foi a vitória da garra e da superação canarinho. Foi um bom teste em termos psicológicos também para nossa Seleção, podendo-se avaliar se estariam capazes de reverter uma situação dificílima quanto a de ontem. Jogaram contra uma boa equipe, na casa do adversário, com menos um jogador na maior parte do tempo e tendo que se reestruturar emocionalmente após sofrer um gol numa jogada de pura sorte contrária.
Como havia falado na crônica anterior, poucos jogadores como o goleiro Jefferson, do Botafogo, tem mostrado regularidade nas vezes em que é exigido em campo, sem contar sua postura fora dele: disciplinado, dedicado nos treinos e fica longe de polêmicas. Não só pelo pênalti que Guardado não conseguiu guardar no fundo das nossas redes, mas também por outras excelentes intervenções, cometendo apenas um erro de saída de bola em todos os 90 minutos, que não comprometeu, Jefferson, no momento, é um nome quase certo para 2014 e torçamos para que ele não sofra nenhuma contusão séria, pois com todas suas qualidades só isso é que poderia impedir seu nome na lista definitiva dos 22 de Mano Menezes.
Com o retorno de Daniel Alves e Lucas Leiva, a defesa brasileira ficou mais sólida, embora o primeiro teve a infelicidade de ser expulso logo após o pênalti cometido, mas Jefferson defendeu-o e com isso a Seleção ganhou um pouco mais de moral. E espero que Lúcio, que considero o melhor zagueiro da atualidade, mantenha o padrão até pelo menos 2014, pois sua presença e liderança impõe respeito aos adversários e é dono de uma excelente técnica. Ataca e defende com a mesma competência e tem bom entrosamento com Thiago Silva.
Ronaldinho Gaúcho mostrou que o craque faz a diferença. Não teve uma atuação fantástica, mas na cobrança da falta que empatou o jogo com os mexicanos mostrou sua qualidade nas bolas paradas - inclusive nos escanteios - e colocou a bola totalmente fora do alcance do excelente arqueiro Sánchez, de 38 anos, que fazia sua despedida. O que estranhei, pois creio que poderia defender por mais algum tempo o arco mexicano... enfim. Cada um sabe da sua vida.
Quanto aos excelentes Lucas e Neymar, que na seleção principal ainda não repetiram as excelentes atuações nos seus respectivos clubes, ainda podemos e devemos esperar mais deles. Embora valha a pena insistir com ambos os dois, eu sugeriria a Mano Menezes que procurasse observar a quantas andam os experientes Robinho e Kaká, os dois em fase de readaptação após a cura de lesões.
Hulk atuou bem na sua primeira chance iniciando uma partida pela seleção, mas precisa mostrar um pouco mais de suor na camisa se quiser superar excelentes atacantes do nível de Leandro Damião e Borges. O mesmo para Fernandinho, o volante do Shakhtar Donetsk da Ucrânia.
Deixei esse final para falar do lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, pois há pouco tempo tínhamos carência nessa posição, mas esse tornou-se um problema a menos agora. Atuou muito bem, principalmente no segundo tempo, defendendo com garra e fazendo um golaço em jogada individual e virando, então, o jogo, que parecia perdido após a expulsão de Daniel Alves. É cedo demais para dizer que Marcelo é o dono da lateral-esquerda canarinho, mas com a atuação de ontem provou que é uma excelente opção, tornando-se o melhor em campo depois de Jefferson.
Enfim, mais uma vitória importante, não só pela superação mas também por conseguirmos terminar com a invencibilidade da boa seleção mexicana e concluo que o amistoso valeu.
Sinto que a fase de experiências começa a se findar e, apesar de faltar ainda 3 anos para o Mundial, Mano já pode formar o esqueleto de sua equipe, embora concorde que ainda seja válido fazer mais experiências, inclusive com os veteranos Robinho e Kaká. Nunca se sabe o que pode acontecer com nossos craques, mas espero que todos os disponíveis estejam nas suas melhores condições físicas a ponto de criar um ponto de interrogação acima da cabeça do técnico, de maneira positiva: "Com tantas excelentes opções, quem escalarei?"
Um abraço e até a próxima!

Um comentário:

  1. Que imagem linda essa da sua postagem, viu? Merecidíssimo, aliás.

    Jeff é incrível, dá orgulho de vê-lo voar feito um imenso pássaro em busca da defesa perfeita.

    Confesso que a Seleção do Teixeirão tem me cansado um pouco, só o Jefferson mesmo pra me seduzir a ver o jogo.

    Beijos, moço.

    ResponderExcluir