sexta-feira, 23 de março de 2012

Nunca Houve Um Homem Como Heleno 2ª Edição do livro

Alguns craques do passado tendem a cair no ostracismo, mas Heleno de Freitas (1920-1959) é uma exceção, pois como o próprio título do livro sugere, "Nunca Houve Um Homem Como Heleno".
A obra, de autoria de Marcos Eduardo Neves, teve a primeira edição lançada em 2006, mas está sendo relançada agora, e narra a trajetória de um ídolo dramático e elegante, o primeiro "bad boy" do futebol, não só brasileiro, como mundial. Mas também é possível sentir o cheiro da maresia copacabanense e do perfume das moças da época, ouvir o barulho dos cassinos da Urca e da Avenida Atlântica e também do Repórter Esso na Rádio Nacional pela narrativa descomplicada e cativante do autor, e até mesmo os berros de um Heleno desesperado em busca da perfeição, enlouquecendo até a alma por não ter sua categoria de jogador correspondida à altura pelos demais companheiros do Botafogo, clube de seu coração e que defendeu na maior parte de sua carreira.
Heleno de Freitas, mineiro por nascimento e carioca por encantamento, foi um craque de futebol dos tempos em que a televisão começaria a engatinhar no Brasil, tendo praticamente apenas um rápido registro em vídeo, de um gol seu de cabeça. Nos anos 40 fazia a diferença dentre os demais colegas da profissão: elegantíssimo, culto, de família rica, formado em Direito, dentro de campo arrasava os adversários com futebol de alto nível. Fora dele, arrasava os corações das mulheres com seu charme e beleza
física. Infelizmente, a vida desregrada cobrou-lhe a conta aos 39 anos, morrendo num sanatório em Barbacena, MG. Numa vida com tantos arrasos, seus nervos também já estavam minados devido a uma sífilis que afetou-lhe o cérebro.
Mas como toda personagem interessante, esta torna-se imortal, mas sempre é necessário haver um resgate e este se fez no honesto mas hercúleo trabalho de pesquisa feitos pelo autor, cuja dedicação ao projeto nos faz pensar que conseguira entrar na conturbada mente do craque.

Mas o resgate não finda no livro. Baseado na obra literária, foi produzido o filme "Heleno - o Príncipe Maldido", de José Henrique Fonseca, com Rodrigo Santoro no papel principal.
Livro e filme. Ambos os dois imperdíveis.


FICHA DO LIVRO:
Título: Nunca Houve Um Homem Como Heleno
Editora Zahar
360 páginas
Autor: Marcos Eduardo Neves
Preço: R$ 33,00 na Livraria da Travessa








Na foto: Marcos Eduardo Neves, à esquerda, autor do livro e à direita o autor deste blog.

2 comentários:

  1. Quero ler o livro.
    Quero ver o filme.

    Adoro histórias assim, que vieram ao mundo e mostraram que não foi por acaso.

    Beijos, menino querido.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Milene, você nota que seu Botafogo é um time especialíssimo, com tantas figuras que marcaram positivamente a história do futebol brasileiro: Heleno de Freitas, Garrincha, Nilton Santos (não exatamente nesta ordem). Por isso que respeito muito o alvinegro carioca... mas trocar meu Mengão pelo Fogão é realmente IMPOSSÍVEL! Beijos!!!

    ResponderExcluir