terça-feira, 12 de junho de 2012

Dia dos Namorados

A história desse romântico dia, que também é o Dia de São Valentim, que foi Bispo e desobedecera as ordens do imperador Cláudio II (general e imperador romano), que proibira o casamento durante as guerras acreditando na bobagem de que os solteiros eram melhores soldados.
Além de continuar celebrando casamentos, São Valentim casou-se às escondidas. A prática foi descoberta e ele foi preso e condenado à morte. Em seu cárcere, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Nos Estados Unidos, o dia de hoje é chamado "Valentine's Day".
No Brasil, a data é comemorada hoje, por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro.
Corretíssimo, pois primeiro a gente namora e depois casa... e depois que casa, como é bom quando continuamos a namorar o próprio cônjuge!

Não me ligo muito nessas datas arranjadas, como Dia das Mães, das Crianças... continuo achando que é invenção do comércio pra faturar. Nem acho também que esteja tão errado assim, mas como hoje é Dia dos Namorados, e tanta gente curte, pra quê dar uma de diferente? Segue minha homenagem poética, com carinho a todos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário