segunda-feira, 18 de junho de 2012

PAUL McCARTNEY - FELIZ ANIVERSÁRIO - 70 ANOS


Em 1967 James Paul McCartney compôs "When I'm Sixty-Four" (Quando Eu Estiver Com Sessenta E Quatro (anos)) para o álbum "Sgt Pepper" já divulgado aqui neste blog na seção "Discoteca Básica do Barão".
Ele duvidava na letra se seus cabelos cairiam, se ainda ganharia presentes... mas hoje ele completa 70 anos, e continua até mais cabeludo do que na época dos Beatles e tendo como maior presente sua jovialidade e o talento que persiste, viajando pelo mundo afora levando mensagens de amor nas suas canções eternizadas, com o velho contrabaixo Hofner, sobrevivente das sessões quase intermináveis de gravações em Abbey Road e de tantas apresentações que fizera junto com John, George e Ringo.
É impossível falar de Paul sem falar dos Beatles e de John Lennon, com quem formou, além da amizade, uma das mais bem sucedidas parcerias musicais em todos os tempos. A dupla Lennon-McCartney se conhecera em Liverpool, cidade natal dos rapazes, no ano de 1957, quando John era o líder de um conjunto de colégio chamado "Quarrymen". Neste ano, aliás nem mesmo nos próximos 5 anos, os dois adolescentes ingleses sequer imaginaram que conquistariam o mundo com sua futura banda com o nome que todos nós conhecemos e que vive até hoje nos nossos corações e IPODs.
No ano seguinte, Paul apresentou a John seu colega de colégio do Liverpool Institute, um tal de George Harrison, guitarrista. Agregando Stuart Sutcliffe no baixo e Pete Best na bateria, o embrião dos Beatles estava formado. Hamburgo, na Alemanha, era a próxima parada, cidade que, com sua boemia, bares, prostitutas e empresários provincianos, catapultou a banda para o estrelato.

Paul sempre foi guitarrista. Canhoto, aprendeu a tocar o violão sem trocar a posição das cordas. Só que, em 1961 uma radical mudança no grupo aconteceu: McCartney virou o baixista oficial da banda, quanto Sutcliffe decidiu ser artista plástico. Assim, Paul acabou transformando-se num dos mais inovadores músicos especializados no baixo, embora dominasse também, e muito bem, o piano e outros instrumentos com teclados.
Desde o início, Paul e John formaram um pacto em relação às composições: mesmo que um deles escrevesse uma canção, esta seria assinada "Lennon-McCartney". Uma delas é exatamente o clássico "Yesterday", de Paul, a mais regravada por outros artistas em todos os tempos.

Quando faleceu o empresário Brian Epstein, grande responsável pelo sucesso dos Beatles, John colocou a banda meio que em segundo plano em sua vida, então Paul assumiu a liderança, no que gerou em conflitos pelo fato deles possuírem fortes personalidades e egos, até a definitiva e lamentada até hoje separação de corpos, em 1970.

Paul McCartney tornou-se o beatle de carreira solo mais bem sucedida, formando o grupo "Wings" com sua então esposa Linda, que durou até 1981, um ano depois da morte de John Lennon. A última vez que os amigos - que já não eram tão amigos assim nessa época - estiveram juntos foi quando eles assistiram em maio de 1976 ao programa de tv Saturday Night Live, em que Lorne Michaels fez uma proposta de 3.000 dólares para reunir Lennon, McCartney, Harrison e Starr em um show. Paul e John até consideraram a proposta mas, segundo John numa entrevista, eles estavam cansados demais para seguirem até o estúdio.
A morte de John foi um choque para Paul, bem como a de George Harrison, cujo último encontro foi bastante afetuoso, estando Harrison na cama de um hospital, pouco antes de falecer: "George era meu irmãozinho" disse o músico, com tristeza na voz. "E John era uma das dez pessoas que eu mais amava na vida" declarou, exibindo saudade em cada letra.

Mas a carreira de Paul continua, e parece que não estacionará nas 70 primaveras. Firme e forte como se estivesse ainda com os outros três inesquecíveis companheiros, matando um pouco da saudade dos fãs e também deliciando aqueles que jamais viram os Beatles em pessoa num palco.
Com mais de 50 anos em atividade no show business, Paul McCartney parece não pensar em se aposentar tão cedo.


HAPPY BIRTHDAY, MACCA!


CURIOSIDADES:

- Paul é o recordista de público no Maracanã num show de um artista solo. Conseguiu reunir na apresentação de abril de 1990 cerca de 184 mil pessoas. Foi a primeira vez que um beatle veio ao Brasil para tocar;

- Em 1966 os Beatles pararam de se apresentar ao vivo. Isso gerou em especulações sobre a morte de Paul, que sofrera um pequeno acidente de moto sem maiores consequências. "Pistas" eram encontradas em capas de discos e em músicas dos Beatles em forma de mensagens secretas ou subliminares, até que ele foi visto em férias em 1969, curtindo sua fazenda na Escócia. Depois, desconfiou-se que os Beatles tenham realmente levado esta brincadeira adiante propositadamente como mais uma forma de marketing.;

- John, Paul, George e Ringo foram agraciados em 1965 como Membros do Império Britânico. Porém, Paul é o único membro dos Beatles a ostentar o título de "Sir", honraria que lhe foi concedida pela Rainha em 1997. O título de Sir é mais distinto do que o de Membro do Império, por se tratar de um título nobiliárquico de mais alto valor, equivalente a "Cavaleiro do Império Britânico" (Knight of the British Empire). Apenas Paul McCartney recebeu a distinção, por isso é incorreto chamar os outros membros da banda de "Sir".



Nenhum comentário:

Postar um comentário