terça-feira, 6 de julho de 2010

BRASIL: FIM DE LINHA! ATÉ 2014

Fim de linha para o Brasil. Acabaram-se as folgas no trabalho - ou, sair mais cedo dele - aqueles churrascos e reuniões legais durante os jogos da Seleção, festas reunindo os amigos, e o pior de tudo: nossa esperança. O Brasil nunca mais será campeão Mundial em 2010. Vejo meus compatriotas retirarem cabisbaixamente as decorações das ruas, das casas, das lojas e comerciantes pensando em promoções para vender o encalhe dos artigos verde-amarelos ou guardá-los bem guardadinhos para daqui a quatro anos.
O que serviu para amenizar nossa tristeza foi o fracasso de quem justamente não fazia outra coisa a não ser ficar falando da gente: a Argentina caiu de quatro diante da Alemanha! Diego Maradona foi um peixe-baiacu que morreu pela boca, falou tanto do Brasil e até de Pelé, que acabou sufocado pelas próprias palavras. Geralmente aquele que é adorado, como foram Garrincha, Pelé, Guga, Ayrton Senna e outros grandes desportistas do Brasil, evitam (evitavam) polêmica e são (foram) gentis com o povo. O anão Maradona foi um gigante dentro das quatro linhas e ganhou praticamente sozinho um Mundial, em 1986, mas isso não lhe dá o direito de ficar menosprezando um pentacampeão mundial. Perdeu tempo, poderia ter sido mais esperto e tentar ser um técnico de verdade, pois sua única tática foi ficar babando os rostos dos atletas argentinos com seus beijinhos. Carinho não ganha Copa!
Creio que o maior erro se deu justamente antes da Copa: Dunga não se preparou para eventuais substituições. Ele olhava para o banco e via opções como Júlio Baptista, Kleberson, Grafite, Gilberto, ou seja, nenhum jogador que realmente poderia fazer a diferença e mudar a história de um jogo, como Paulo Henrique Ganso, Ronaldinho Gaúcho, Neymar, até mesmo o esquecido Diego, ex-parceiro de Robinho no Santos F.C.. Nossos jogadores têm nervos e músculos normais como de qualquer pessoa, e não de aço! Fosse assim teríamos que ter 22 Supermans na equipe! Elano tem músculos desenvolvidos de um atleta normal, mas não está à prova de animais marfinenses, e perdemos uma peça importante. Kaká e Ramires são pessoas normais que sentem necessidade de uma hora sair do sério. Luís Fabiano chegou à África do Sul vindo de contusão e de uma má fase, assim também como Kaká, que não estava em 100% de sua plenitude. Felipe Melo é um jogador incapaz de controlar os próprios nervos, não sabe trabalhar sob pressão. Só podia ter dado no que deu.
A inexperiência de Dunga foi fatal para deixarmos escapar o Hexa. O conceito de escolha de um técnico para competições importantes como Olimpíadas, Copa América, Copa das Confederações e Copa do Mundo deve mudar. Creio que Dunga poderia ter começado como auxiliar técnico e nesta função ele teria tido mais sucesso. A CBF precisa mudar seus conceitos, assim como a Imprensa precisa fazer bem a sua parte, ajudando até.
Acredito que agora a CBF escolherá um técnico mais experiente, mas este sofrerá muita pressão, não poderá se sentir sozinho e abandonado nessa empreitada, será necessário paciência e apoio pois o Mundial será no Brasil e a Seleção Brasileira está praticamente OBRIGADA A GANHAR!
Prevejo inúmeras comparações com 1950, o que será um absurdo, pois creio que nem os pais de nossos jogadores se conheciam na época. Viva e verá!
Quanto à Copa 2010, só acabou para nós. O Brasil não será mais o único país a vencer um Mundial fora de seu continente. A Alemanha é séria candidata, mas acho que todos os países que estão na semifinal merecem o título.

Até a próxima. Bração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário