sexta-feira, 3 de setembro de 2010

POLÍTICOS PROFISSIONAIS: O RETORNO

Eles estão de volta! Os políticos profissionais!

Em termos de época, dá para fazer uma comparação das eleições a um evento como Copa do Mundo ou Olimpíadas: surgem de quatro em quatro anos. Você escolhe seu presidente, senador ou deputado nesse intervalo de tempo, mas tem gente que quer concorrer a todos os cargos disponíveis, desde vereador até o Presidente, então eles acabam ressurgindo com uma frequência ainda maior que os eventos esportivos mundiais. Bem, o Presidente nem tanto, pois está sempre na mídia, seja bom ou ruim.
A cada ano aparecem mais candidatos ainda e daqui a pouco terão mais candidatos do que eleitores. "Quem não quer uma boca dessas?" pensam eles. Ora, eu já sou um quarentão e vejo gente que fazia parte dos extintos partidos ARENA e MDB (lembram?) que continuam na política!!! Esse é o verdadeiro "político profissional". Será que esses anos todos, ao preencher uma ficha em algum hotel ele escreveu "Político" no item profissão? Seria o justo.
O sujeito que concorreu a vereador há dois anos atrás perdeu a eleição, e dois anos depois se vê com chances de ganhar um assento na Assembléia Legislativa e tenta, não custa nada. E se ganhar, é lucro. E que lucro!
Esses verdadeiros "atletas de cargo público" sempre de olho grande no ouro - a prata e o bronze não os satisfazem mais - tentam tomar o lugar dos humoristas profissionais na televisão, alterando o horário da novela ou do Jornal Nacional que o povo está tão acostumado, embaralhando sua rotina. Só que ninguém mais acha graça neles. Acho que eles também tentam tomar o lugar dos atores profissionais, só pode.... "vou construir isso", "vou eliminar aquilo", tentando nos fazer acreditar que isso pode acontecer. A diferença é que na novela você se emociona com o par romântico protagonista, se diverte, torce pelo mocinho e se irrita com o vilão... é "uma fábrica de sonhos". E a maioria dos políticos são capazes de fabricar pesadelos na sua vida real.
Depois que o político profissional é eleito, não existe mais as cenas dos próximos capítulos. Não há continuação. Só vão ressurgir anos depois quando for época de se eleger, ou reeleger.
Bem, acabei de receber um e-mail da CAMPANHA DO VOTO NULO. No e-mail há uma justa reclamação de que campanha vai, campanha vem, você se acha na obrigação de escolher uma dessas figuras, o tal do "menos ruim", e com isso acaba afundando mais o nosso país. Como eu mesmo disse uma vez: é como escolher entre AIDS e câncer... e uma informação: segundo a legislação brasileira, se a eleição tiver 51% de votos nulos o pleito é ANULADO e novas eleições têm que ser convocadas imediatamente, e os candidatos concorrentes são impossibilitados de concorrer nessa nova eleição. Você sabia disso? Pode-se até conferir esse detalhe no Superior Tribunal Eleitoral ou na Ordem dos Advogados do Brasil.
Quem sabe essa gente não toma um merecido susto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário