sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ENCHENTES E TRAGÉDIAS - Não só na Região Serrana do Rio de Janeiro

Não dá pra culpar o clima, a Deus e nem a São Pedro pelos problemas de enchentes causados pelas chuvas drásticas que tanto afligiram as cidades serranas do Estado do Rio de Janeiro. Deveria-se fazer uma campanha contra os despejos indevidos de lixo, sólido ou líquido, em qualquer lugar. Basta só andar um pouquinho que se encontrará um depósito mais adequado. E se não encontrá-lo, requisite-o à Prefeitura de sua cidade.
Já observei mobílias completas de residências em rios e canais: fogões, geladeiras, colchões, armários e também sucatas de automóveis, pneus e outros itens. Desse jeito fica muito fácil para quem se livra desse lixo dessa forma absurda culpar o clima ou as autoridades.
Talvez não dê para terminar de vez com o problema das enchentes, mas dá para tentar minimizar.
As áreas verdes auxiliam na permeabilização;
intensificar os trabalhos de saneamento básico;
criar uma campanha de conscientização relacionada ao despejo do lixo;
estreitar os relacionamentos entre as associações de moradores e os órgãos públicos para se chegar a um denominador comum;
Isso tudo pode ser um bom começo, mas é preciso que se comece já, nesse instante, evitando perdas como ocorreu neste mês

Um comentário:

  1. Todas as suas colocações foram perfeitas ,é um retrato da realidade.Temos que fazer a nossa parte e não só cobrar do governo.

    Suas reflexões e análises refletem sua capacidade crítica de forma inteligente e competente.

    ResponderExcluir