segunda-feira, 4 de abril de 2011

UM ANJO NEGRO EM NOME DO AMOR


Ele tinha um sonho que até hoje não virou realidade, e em pleno Terceiro Milênio as chances dele virar real ainda são remotas. Ele tinha um sonho no qual todos os homens seriam tratados com igualdade pela sociedade mundial, independente da raça ou credo, apesar de que seu sonho ainda era local. O sonho que o estadunidense Martin Luther King Jr. tinha tornou-se um pesadelo para ele e para muitos, quando um tiro calou seu discurso para sempre, há exatamente 49 anos, quando fora assassinado na cidade de Memphis, EUA, deixando a raça negra órfã. Luther King nasceu em Atlanta, EUA, no dia 15 de janeiro de 1929, e foi a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz, com apenas 35 anos de idade. Seus protestos não tinham violência. Luther King seguia o estilo de Gandhi. Organizou marchas para conseguir o direito ao voto, fim da segregação, das discriminações no trabalho, pronunciou-se contra a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã e lutou por outros direitos civis básicos. Em função de sua atuação social e política, Luther King jamais se intimidou, mostrando ser um homem de extrema coragem, despertando muito ódio naqueles que defendiam a segregação racial nos Estados Unidos. Durante quase toda sua vida adulta, foi constantemente ameaçado de morte por estas pessoas e grupos.

Luther King não era apenas um ativista político. Veja algumas célebres frases dele:

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."

"Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios."

"O que vale não é o quanto se vive...mas como se vive.."

"Nós não podemos nos concentrar somente na negatividade da guerra, mas também na positividade da paz"

"Suba o Primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo."

"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele."

Veja o discurso "Eu tenho um sonho" no You Tube - legendas em português: http://www.youtube.com/watch?v=yCLCyvF9p7g&feature=player_embedded


Se o negro conquistou seu espaço no mundo inteiro, isto se deve graças ao ativismo político do Pastor Martin Luther King. 
Mas digo que o pastor não lutava unicamente pela raça negra e desigualdade racial. Quando ele foi assassinado, estava em Memphis, Tennessee, para apoiar a greve dos trabalhadores em serviços sanitários. Discursou contra os malefícios da Guerra do Vietnã. O corajoso ativista político lutava pela raça humana. Tinha apenas 39 anos de idade.
Aonde quer que ele esteja agora, sua presença de espírito ainda vagueia nas lutas pacíficas pelos direitos humanos, como se, para ele, uma simples bala, um objeto tão pequeno, fosse capaz de fazê-lo se calar para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário