sábado, 16 de julho de 2011

Brasil na Copa América 2011


Confesso que eu andava meio distante de meu blog, e peço desculpas para você, que gosta de acompanhá-lo... por enquanto o Blog do Barão é um divulgador de meu trabalho jornalístico, mas tento mantê-lo no ar atualizado. Quem sabe o Blog pode servir como uma porta a ser aberta para entrar em dimensões mais rentáveis.... enquanto isso não acontece, corro atrás das soluções imediatas para garantir minha sobrevivência.
Demorei a escrever sobre nossa Seleção na Copa América, mas enquanto estamos torcendo por mais um êxito verde e amarelo, vamos a isso.
Não me animei em escrever sobre os dois primeiros jogos nos quais empatamos com as poderosas esquadras venezuelana e paraguaia. O primeiro, um jogo que até me ajudou a dormir melhor, pois deu um sono danado. O segundo, jogo para cardíaco, com um empatezinho no final. Depois, a recuperação contra o grande Equador. Pude tirar poucas conclusões nos dois primeiros jogos, e uma delas é a de que Daniel Alves tá se achando, e acabou perdendo o lugar na equipe para seu reserva Maicon, o melhor em campo no último jogo, responsável pela maioria das jogadas de ataque pelo lado direito e bem na marcação também. Melhor o Dan botar de molho as barbas e os cabelos de nova cor... tudo a ver: amarelou bonito o grande lateral do Barcelona. Terá que mudar coisas mais importantes do que a cor das madeixas para ter seu lugar de volta na Seleção.
Ainda bem que o Pato e o Neymar voltaram a fazer o que sabem de melhor: gols! Dois para cada um, e Robinho, cujo banco de reservas deve ter feito bem, voltou e se recuperou da última péssima atuação. Botar culpa no cabelo "à lá Pelé" é uma bobagem sem tamanho, que me perdoe os supersticiosos, mas, ainda sem brilhar, ele foi importante contra o Equador, dando nova movimentação no ataque, fazendo um gol legítimo, anulado pelo juiz, um verdadeiro tapir.
Aliás, sem comparar Seleção Brasileira com Sansão e sem querer ser supersticioso, você reparou que as mudanças de cabelo em dois craques influenciaram no rendimento deles?
Enquando estiver bem fisicamente, pois técnica ele tem, Maicon, um dos remanescentes da Era Dunga, é titular absoluto dessa lateral. Falando em Dunga, será que ele não estava certo em não ter levado Neymar para a Copa da África? Se o "pica-pau" da Vila sentiu tanto os dois primeiros jogos da Copa América, como seria no Mundial?
Melhor um pouco que ele, mas ainda discreto, foi seu parceiro santista, Paulo Henrique Ganso. É muito cedo para dizer que ambos os dois são jogadores de clube e que amarelam na Seleção. Os jornalistas e a torcida brasileira pediam incessantemente Ganso e Neymar, Mano os convocou. Não para fazer média, mas os dois são os melhores jogadores do país e merecem vestir a amarelinha. Mano Menezes não pode fazer mais que convocar os melhores, substituir quem está mal, modificar quando deve e traçar o plano tático ideal.
Há muito tempo que o Brasil usa Copa América como laboratório, e esse título para a Seleção tem a importância do título carioca para o Flamengo ou Vasco. Já que é assim, que essa Copa América sirva mesmo para um bom laboratório, para colhermos o fruto mais importante em 2014.
Amanhã vamos torcer para que esse laboratório continue. É necessário.
Bração a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário