segunda-feira, 10 de outubro de 2011

BRASIL X MÉXICO - Amanhã, às 22h30m


A Seleção Brasileira de Mano Menezes fará amanhã um de seus últimos amistosos no ano, contra o México, em Torreón, às 22h30m (de Brasília).
Continuando a fase de testes, o Brasil enfrentará o Gabão no dia 11 de novembro, no Gabão, país que será, juntamente com a Guiné Equatorial, a sede da Copa Africana das Nações em 2012, e encerrando o ano o Brasil enfrentará a Suíça ou a Inglaterra, no dia 15 de novembro, a confirmar.
Apesar do êxito na ressuscitada Copa Roca, interrompida desde 1976, que foi muito importante para ganhar um pouco de moral, Mano não pode se iludir e deve continuar a testar o máximo de jogadores possíveis que possam estar à sua disposição, preferencialmente contra seleções mais fortes, como a própria Inglaterra, adversário ainda não confirmado.
É preciso que o magro Neymar mostre seu futebol paquidérmico e jogue mais para o time do que para exibição, vise o coletivo e objetividade, amadureça. Quando suas tabelas com Ronaldinho Gaúcho dão certo, o adversário fica apavorado, então o caminho é por aí. A grande revelação do Santos nos últimos anos às vezes faz lembrar Garrincha, quando cismava de mostrar um jogo moleque, de muitas gingas e dribles, que poderiam levar a torcida ao delírio mas não levavam à objetividade. Quando Neymar joga para o coletivo, a equipe ganha com isso e ele também.
Pegando o gancho com R10, este tem alternado bons e maus momentos na Seleção de Mano Menezes, mas também é difícil apontar um jogador que tenha 100% de regularidade. Talvez o goleiro Jefferson do Botafogo, mas o Brasil está muito bem servido de "guarda-metas", principalmente nos três grandes clubes do Rio de Janeiro: o já citado e mais Felipe do Flamengo e Fernando Prass do Vasco da Gama, pois a equipe cruzmaltina teria sido irremediavelmente goleada pelo Internacional na última rodada do Brasileirão. Ainda assim, R10 tem se mostrado com vontade de servir à seleção, começando pelo seu gesto de sair da Itália e tentar a sorte na volta ao Brasil.
Uma pena não poder contar com Leandro Damião, um atacante matador de verdade, boa técnica e posicionamento dentro da área, e que vinha muito bem nos últimos jogos, fazendo com que o torcedor brasileiro não sinta falta de Alexandre Pato.
Não devemos esquecer de Paulo Henrique Ganso, que ultimamente não tem sido feliz em suas atuações na Seleção, apesar de ter feito uma estréia magistral contra os Estados Unidos, pois é um senhor craque, e de Lucas do São Paulo, como Neymar também uma grata revelação, que merece mais oportunidades.
Ainda estamos com tempo de testar táticas e material humano, embora nossa cultura sempre admitirá o sucesso pelo resultado positivo do placar. Podemos até vislumbrar uma base para 2014, mas é primordial a seriedade nesse trabalho e uma definição básica, pois o torcedor brasileiro não aceitará que sua seleção perca duas copas do mundo em seu próprio país, fato até hoje inédito no futebol.

Um comentário:

  1. Poxa vida, uma criticazinha ao Garrincha? Sacrilégio isso, viu? Mas te perdoo... Rrsrs. Só te digo uma coisa: Quisera o Neymar um dia ser considerado um Garrincha. Pra isso ele precisa no mínimo conquistar uma Copa do Mundo sendo o dono do time feito foi em 1962...

    Bela crônica, só pra variar.
    Beijo, menino.

    ResponderExcluir