sexta-feira, 25 de junho de 2010

BRASIL 0 X 0 PORTUGAL: PREVISÍVEL


Bem que eu havia perguntado para um portuga, dono de um bar que frequento de vez em quando, se ele estaria dividido hoje. Ele respondeu o mais em cima do muro possível que qualquer resultado estava bom. Afinal de contas o ganha-pão do lusitano é aqui.
Foi uma das partidas mais previsíveis do Brasil em todas as Copas. Os dois fortes países da mesma chave classificados para as oitavas, com uma certa tendência para uma possível vitória magra do Brasil, que teve mais posse de bola e atacou mais, e até que bateu na trave um chute do Nilmar, o eficiente atacante. Podia ter sido 1 x 0 para nós, mas o 0 x 0 não foi tão injusto assim.
A surpresa foi a ausência do Robinho, que ninguém soube explicar se foi poupado ou estava se recuperando de alguma contusão. Sem Kaká perdemos demais nosso poderio de ataque e criatividade, sem o Robinho também fica ainda mais difícil, e jogando contra uma boa seleção, que é a de Portugal. Ainda bem que o Cristiano Ronaldo não estava nos seus melhores dias, embora tenha dado umas 3 ou 4 situações reais de perigo ao nosso gol.
Quanto aos que entraram, eu já estava vacinado contra o Júlio Baptista e seu futebol burocrático, mas ele ainda foi pior do que eu previ, pois mal tocou na Jabulani. O Ramires, que não é muito criativo mas é rápido e objetivo, entrou em seu lugar e quase fez um gol, mas teve poucos minutos. Já que não dava para convocar o Paulo Henrique Ganso, o Ronaldinho Gaúcho não merecia nem ser o reserva imediato do Kaká? Você acha que devemos andar com um estepe qualquer no carro?
Admiro muito a dedicação do Lúcio. Sem um reserva de qualidade para o Kaká, que desse mais criatividade ao meio de campo, Lúcio foi à frente tentar. E não dava mole na defesa. Foi o melhor em campo para mim, apesar da FIFA ter escolhido Cristiano Ronaldo - que critério é esse?
No geral, valeu a performance da nossa seleção na primeira fase. Mas agora é que a Copa começará para nós, e sempre é assim nas oitavas. A chapa começa a esquentar na segunda-feira contra o Chile, um velho conhecido de Copas América e com dois confrontos em Mundiais.
Já jogamos contra Portugal, que também enfrentamos numa Copa anterior, e agora o Chile, que enfrentamos em 1962 e 1998. No próximo post recordarei os dois confrontos.

ATÉ LÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário