quarta-feira, 23 de junho de 2010

BRASIL X PORTUGAL - PELA SEGUNDA VEZ EM MUNDIAIS

Quem tem mais de 50 anos, ou quem acompanha a memória do nosso futebol deve saber que o Brasil e Portugal se enfrentaram em Copas pela primeira e única vez em 1966, na Inglaterra. Essa Copa deveria passar para nós em brancas nuvens, pois fomos eliminados antes das oitavas de final. Vínhamos de um bicampeonato, mas o time não era mais o mesmo: Garrincha, Djalma Santos, Zito, Orlando e Bellini estavam em final de carreira, Nílton Santos, Didi e Zagalo penduraram as chuteiras e Amarildo fora cortado por contusão.

Futuros tricampeões como Brito, Gérson, Jairzinho, Tostão, Edu e, claro, Pelé, estavam entre os 22 convocados. Deixaram uma então jovem promessa no Brasil, aquele que quatro anos mais tarde levantaria a Jules Rimet como capitão da equipe: Carlos Alberto Torres.
Garrincha (16) caminha para fazer, de falta, seu último gol pela Seleção.

O Brasil precisava ganhar, pois vinha de uma vitória contra a Bulgária (2 a 0) com gols de Pelé e Garrincha - vale lembrar que foi a última partida oficial em que os nossos dois gênios do futebol participaram juntos - e uma derrota para a Hungria (1 a 3) descontando o jovem Tostão, de 19 anos. No entanto a caravela portuguesa, capitaneada pelo técnico brasileiro Oto Glória, fez nossa seleção naufragar, pois contava com craques como Simões, Coluna e Eusébio, que foi o artilheiro daquela Copa com 9 gols, e visto como o "Pelé português". Quanto ao verdadeiro Rei, este entrou em campo contundido, e ainda foi caçado pelos açougueiros lusos.
Naquele 19 de julho, em Liverpool, nem numa viagem de ácido inglês imaginaria-se a classificação do Brasil. Só a CBD não contava com a evolução do futebol europeu, principalmente Portugal, Inglaterra e Alemanha, e achava que o tricampeonato estava certo como o sucesso dos Beatles na época. A Comissão Técnica estava desorganizada, ninguém sabia quem seria titular, e depois da derrota para a Hungria mais da metade da equipe foi substituída. O clima era péssimo. Foi uma das piores participações do Brasil em Mundiais. Mas foi exatamente uma queda brusca no gráfico entre 1962 e 1970, a verdadeira tempestade que veio antes da bonança de 1970.

Súmula do jogo Brasil 1 x 3 Portugal
Local: Goodison Park (Liverpool)
Árbitro: McCabe (Inglaterra)
Gols: 1º tempo: Eusébio e Simões (Portugal); 2º Tempo: Eusébio (Portugal) e Rildo (Brasil).
BRASIL: Manga; Fidélis, Brito, Orlando e Rildo; Denílson e Lima; Jairzinho, Silva, Pelé e Paraná. Técnico: Vicente Feola
PORTUGAL: José Pereira; Morais, Batista, Vicente e Hilário; Jaime Graça e Coluna; José Augusto, Eusébio, Torres e Simões. Técnico: Oto Glória

Colocação do Brasil na Copa de 1966 - 11º lugar

Bem... 44 anos se passaram... Não temos mais Pelé, Garrincha nem Eusébio, nem mesmo o estádio de Wembley, onde se deu a final dessa Copa entre Inglaterra e Alemanha, com vitória dos súditos da Rainha Elizabeth II.
Daqui a algumas horas vamos torcer para que Brasil e Portugal seja completamente diferente de 1966, não é?
ATÉ A PRÓXIMA!!!

Um comentário:

  1. Um blog para quem gosta do futebol em sua atemporalidade, com textos modernos e simplificados de um típico jornalista do terceiro milênio.
    PARABÉNS.

    ResponderExcluir