sexta-feira, 4 de junho de 2010

"Festival de Livros de Futebol que Assola o País"


Aproveitando a época de Copa do Mundo em que o Brasil é sempre favorito, está havendo um "Festival de Livros de Futebol que Assola o País" que mais parecem baseados em enquetes feitas e votadas pelos próprios autores, com títulos sempre como início "Os 10 maiores": "Os 10 maiores volantes", "Os 10 maiores camisas 10", "goleiros" e etc. Pensei até em ir na onda e escrever quais foram, talvez, "Os 10 maiores laterais-direitos" (o primeiro nome que me veio à mente foi de Leandro, do Flamengo), aproveitando não só a época de Copa, em que o país respira futebol e aqueles que não torcem por time algum e torcem pelo Brasil ficam ligados em quase tudo que aparece sobre o esporte bretão, mas também meu humilde conhecimento sobre a memória do futebol.
Mas primeiro que talvez não dê tempo e venha logo alguém com mais recursos que eu, à minha frente pra lançar o livro; segundo, acho uma idéia pouco original - livro, para mim, tem que ser original; e terceiro, acho que escolher os maiores laterais-direitos da história do futebol brasileiro, por exemplo, ou mesmo os maiores laterais-esquerdos, é algo muitíssimo pessoal. É óbvio que no livro que eu pensei, tanto de gente da direita ou da esquerda, figurariam unanimidades como Nílton Santos, Djalma Santos, Leandro, Júnior, Nelinho, Carlos Alberto Torres e outros, mas vai que eu escalo Roberto Carlos! Receberia uma tonelada de cartas e e-mails a ponto de consumir a capacidade total do meu disco rígido, dizendo que "um cara que ajeita os meiões na hora de um lance decisivo (vide Brasil x França em 2006) não merece ser o melhor de nada!" Deus me livre.... se for para gerar esse tipo de polêmica e indignação, prefiro ficar aqui com meu humilde blogzinho.
Diz a sabedoria popular que um homem só tem uma vida completa quando planta uma árvore, escreve um livro e tem um filho. Bem, se me guiasse por isso, minha vida só tem 1/3 então. Não considero minha vida incompleta, mas, como jornalista e se a modéstia me permite, sou uma pessoa que anda muito bem pelo caminho das letras, e é um desejo escrever um livro ainda, não pelo desejo de ter mais 1/3 da minha vida completa, porque não me guio por frases de sabedoria popular, mas pelo prazer de compartilhar com os leitores o que sei e o que é de interesse popular.
Nesses tempos velozes e digitais, segundo a tal "sabedoria popular", talvez só falte ser pai (já bati na trave algumas vezes), pois considero "meu livro" o meu site http://www.interessepopular.com.br/ . E, claro, esse humilde blogzinho que você está visitando no momento.
Só não lembro direito qual foi a semente que plantei.... mas espero que tenha virado uma bela árvore!
Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário