sábado, 25 de fevereiro de 2012

Horário de verão termina no país neste domingo

À 0h de domingo, amanhã, dia 26, cidadãos devem atrasar em uma hora os relógios.
Mudança abrangeu regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, DF e BA.
O horário de verão, que começou em 16 de outubro de 2011, termina neste domingo, dia 26. Por causa da mudança, moradores de estados das seguintes regiões, que terão que atrasar os relógios em uma hora à meia-noite deste sábado:
Sul;
Sudeste;
Centro-Oeste;
Distrito Federal;
Bahia

Assim, o sábado terá uma hora a mais.



A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol é bem antiga. Foi lançada em 1784 pelo político e inventor estadunidense Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. Mas sua ideia não sensibilizou nem o governo do seu país, nem o da França, onde foi publicado um artigo seu sobre a possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão.

Mais tarde, em 1907, William Willett, da Sociedade Astronômica Real, tentou persuadir, sem sucesso, a sociedade britânica a adotar a prática.

O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.




Brasil

Desde o ano de 1985, o Brasil vem alterando seu horário normal com o acréscimo de 01:00 hs. em seu horário padrão.

Críticos do horário de verão alegam que a medida afeta o chamado relógio biológico das pessoas, principalmente das mais velhas, com prejuízos à saúde.

Próximo horário de verão este ano

O próximo horário brasileiro de verão começará Domingo, 21 de Outubro de 2012, e terminará no Domingo, 17 de Fevereiro de 2013.

Que todos continuem se adaptando e que a medida continue trazendo benefícios econômicos para todos.
Até... Bração!

Um comentário:

  1. Mesmo com indústrias e comércio funcionando noite a dentro, ainda assim essa economia de energia elétrica é significativa? Deve ser, né? Senão eles não continuariam fazendo.

    Texto informativo da melhor qualidade.
    Beijos, meu querido.

    ResponderExcluir